Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
Possui graduação em Educação Física e especialização em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - É instrutor do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (CELAFISCS). Mestre e aluno de doutorado da UNIFESP, além de membro colaborador do Centro de Atendimento e Apoio ao Adolescente (CAAA) Departamento de Pediatria da UNIFESP. Link para o currículo lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/8630482126111425

quinta-feira, 21 de julho de 2011

ASSISTIR MUITO TEMPO DE TV AUMENTA O RISCO DE DESENVOLVER DOENÇAS ?

Recentemente uma meta-análise coordenada por pesquisadores da Dinamarca e de Harvard foi publicada no conceituado Journal American Medical Association (JAMA) sobre o assunto.
No início dos anos 50, o famoso Dr. Jeremis Morris, em um estudo clássico mostrou que motoristas de ônibus de Londres, que ficavam sentados por muito tempo, apresentaram maior incidência de mortalidade cardio-vascular do que os cobradores dos mesmos ônibus que tinham maior movimentação. Em 2009, o Dr. Peter Katzmarzyk publicou um artigo que mostrou a forte relação entre o tempo sentado e mortalidade por todas as causas. Logo após, Dunstan evidenciou a relação da mortalidade com o tempo de TV. Posteriormente outras pesquisas vieram a fortalecer o perigo de passar muito tempo sentado e tempo de TV na incidência de doenças crônicas não transmissíveis e com mortalidade precoce.
Em um grande levantamento bibliográfico, que incluiu buscas na plataforma Medline e EMBASE entre os anos de 1970 a 2011, foram encontrados 1655 trabalhos publicados nessas duas bases de dados sendo 1040 na EMBASE e 615 no Medline. Desse total, após obedecer aos critérios de inclusão e exclusão e observar a qualidade dos trabalhos, foram selecionados oito artigos, sendo que para estabelecer a associação entre tempo de TV e Diabetes Tipo 2 foram utilizados quatro artigos, para Doenças Cardiovasculares fatais e não fatais foram inseridos 4 artigos e para tempo de TV e mortalidade por todas as causas foram tres artigos. O total de participantes nesta análise alcançou a expressiva amostra de 236.700 pessoas avaliadas.
Os resultados apontaram que aumentar duas horas adicionais de ficar assistindo TV elevou o risco de incidência para Diabetes Tipo 2 em 20% (1,20 IC 95% 1.14-1.27); para Doenças Cardiovasculares fatais ou não o risco aumentou em 15% (1,15 IC 95% 1.06-1.23); enquanto que para Mortalidade por todas as causas o risco foi 13% maior (1,13 IC 1.07-1.18).
Os autores concluíram que manter longo período sentado à frente das TVs representa maior risco para desenvolver Diabetes do Tipo 2, Doenças Cardiovasculares e Mortalidade.

Fonte: Grontved A, Hu FB. Television viewing and risk of type 2 diabetes, cardiovascular disease, and all-cause mortality. JAMA. 2011:305(23): 2448-2455.
                                                                                                                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário