Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
Possui graduação em Educação Física e especialização em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - É instrutor do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (CELAFISCS). Mestre e aluno de doutorado da UNIFESP, além de membro colaborador do Centro de Atendimento e Apoio ao Adolescente (CAAA) Departamento de Pediatria da UNIFESP. Link para o currículo lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/8630482126111425

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

ESTUDO DIZ QUE OBESIDADE DE CRIANÇAS É CAUSADA POR HÁBITOS DE SAÚDE, E NÃO PELOS GENES

Estudo realizado pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, com crianças do sexto ano, revelou que a causa da obesidade está relacionada mais ao estilo de vida do que por fatores genéticos.
Ao analisarem 1.003 estudantes, os pesquisadores concluíram que as crianças obesas eram as que mais consumiam a merenda escolar em vez do almoço, e, em casa, gastavam ao menos duas horas assistindo televisão ou jogando videogame diariamente.
Os resultados compilados pelo Centro Cardiovascular da Universidade de Michigan sugerem, portanto, que são os hábitos alimentares que causam a tendência à obesidade, não fatores hereditários.
Pelo estudo, os pesquisadores descobriram que, pelo menos, 58% das crianças obesas haviam assistido duas horas de televisão no dia anterior, em comparação com 4% das crianças não obesas.
Enquanto, 45% dos alunos obesos sempre comia a merenda escolar, apenas 34% dos estudantes não-obesos faziam uso da mesma refeição, explica o autor do estudo, o cardiologista Kim Eagle, diretor do centro.
Ainda, pelo estudo, um número significativamente menor de crianças obesas participava das aulas de educação física, ou era membro de uma equipe esportiva.
Como os padrões alimentares e de exercício das crianças obesas eram tão diferentes de seus colegas com peso normal, os pesquisadores concluíram que o estilo de vida tem ligação maior com a obesidade do que a genética.
No estudo, ao menos 15% dos estudantes do ensino médio eram obesos, mas quase todos, mesmo acima do peso, ou não, relataram hábitos não saudáveis.
Mais de 30% tinham consumido refrigerante no dia anterior, e menos da metade tinha lembrado de comer duas porções de frutas e legumes nas últimas 24 horas. Apenas um terço dos estudantes disse que se exercitou por 30 minutos durante cinco dias, na semana anterior.

Fonte: R7

Um comentário:

  1. Legal esse estudo Gersão!
    Na escola que eu trabalho aqui em Maresias, acredito ser ao contrário, crianças que se alimentam com produtos também da cantina parecem estar mais acima do peso.
    Lá fora também existe cantina? Ja viu algum estudo parecido?
    Abs!

    ResponderExcluir