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São Paulo, São Paulo, Brazil
Possui graduação em Educação Física e especialização em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - É instrutor do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (CELAFISCS). Mestre e aluno de doutorado da UNIFESP, além de membro colaborador do Centro de Atendimento e Apoio ao Adolescente (CAAA) Departamento de Pediatria da UNIFESP. Link para o currículo lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/8630482126111425

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

PESQUISA DIZ QUE EXERCÍCIOS FÍSICOS ESTÃO LIGADOS A MELHORES NOTAS EM MATEMÁTICA

Exercícios físicos melhoram a atividade cerebral e as notas na escola, principalmente em geometria, álgebra e outras áreas da matemática, segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Ciências da Saúde da Geórgia, nos Estados Unidos.
Mais de 170 crianças, de sete a 11 anos, foram monitoradas durante três meses pela equipe liderada pela pesquisadora Catherine Davis. Todas eram consideradas acima do peso e sedentárias quando começaram a estudar.
Os jovens foram divididos em dois grupos: um se exercitaria durante 20 minutos diários e outro que teria 40 minutos de exercícios por dia. Analisando resultados de ressonância magnética, os pesquisadores identificaram reduções e aumentos de atividade de certas áreas do cérebro de cada criança.
O que o estudo descobriu é que a prática de atividade física aumentou o funcionamento do córtex pré-frontal no cérebro, uma área associada normalmente a pensamentos difíceis, tomadas de decisões e comportamentos sociais considerados corretos.
Além disso, os pesquisadores notaram que as crianças melhoraram seu desempenho em matemática. Segundo a equipe, quanto mais exercícios praticados, melhores os resultados. As informações são do portal científico Physorg.

De volta às escolas
Para Catherine Davis, o principal objetivo do estudo é mostrar que as atividades físicas precisam voltar a ter lugar na rotina escolar.
- Eu espero que essas descobertas façam com que os exercícios físicos ocupem um espaço importante nas escolas, como uma maneira de ajudar as crianças a ficarem física e mentalmente ágeis.
A pesquisa também mostrou que os exercícios aumentaram as atividades da região do cérebro responsável pela chamada função executiva - que planeja e executa de atividades.
Curiosamente, as práticas de exercícios afetaram regiões do cérebro das crianças que melhoraram muito as habilidades em cálculos, geometria, álgebra e outras áreas da matemática, mas não interferiram na prática de línguas e leitura.
Os pesquisadores afirmam, ainda, que a atividade física é capaz de ajudar a desenvolver áreas do sistema cerebral que controlam o comportamento dos pequenos.
Fonte: R7

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