Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
Possui graduação em Educação Física e especialização em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - É instrutor do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (CELAFISCS). Mestre e aluno de doutorado da UNIFESP, além de membro colaborador do Centro de Atendimento e Apoio ao Adolescente (CAAA) Departamento de Pediatria da UNIFESP. Link para o currículo lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/8630482126111425

quinta-feira, 26 de maio de 2011

O PESO AO NASCER INTERFERE NA PRÁTICA DA ATIVIDADE FÍSICA NA JUVENTUDE ?

Indivíduos com baixo peso ao nascer podem ter maior risco de doenças metabólicas na vida adulta, como diabetes e doenças cardiovascular. Peso baixo ao nascer, tem sido associado com a diminuição do desempenho físico, incluindo força muscular e condicionamento aeróbico.
Um estudo publicado em janeiro de 2011 no Journal PlosOne liderado por Ridway investigou 4.700 crianças e adolescentes da Europa e da América do Sul. O objetivo da pesquisa foi verificar se o peso ao nascer atua como um determinante biológico da atividade física e do tempo sedentário.
Os autores não encontraram nenhuma relação entre o peso ao nascer com a atividade física total. O mesmo foi encontrado para tempo de sedentarismo. Nas crianças brasileiras, foi encontrado uma associação entre maior peso e maior tempo sedentário.
Os autores concluíram que o peso de nascimento não pode ser um importante determinante biológico da atividade física ou do sedentarismo em crianças e adolescentes.

Fonte: Ridway et al. Does birth weight influence physical activity in youth? A combined analysis of four studies using objectively measured physical activity. PlosOne. January 2011:6(1), e16125

Nenhum comentário:

Postar um comentário