Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
Possui graduação em Educação Física e especialização em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - É instrutor do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (CELAFISCS). Mestre e aluno de doutorado da UNIFESP, além de membro colaborador do Centro de Atendimento e Apoio ao Adolescente (CAAA) Departamento de Pediatria da UNIFESP. Link para o currículo lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/8630482126111425

quarta-feira, 4 de maio de 2011

O QUE ESTÁ MAIS LIGADO A MORTALIDADE: COMPORTAMENTO SEDENTÁRIO OU A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA?

O sedentarismo excessivo como assistir televisão e computador e a prática de atividade física podem estar associado a mortalidade e eventos cardiovasculares. Para desvendar o mistério, Stamatakis e outros colegas de pesquisa realizaram um estudo epidemiológico que foi publicado essa semana (4) no Journal of the American of Cardiology com o objetivo de verificar a associação do tempo sentado e da atividade física com a mortalidade por todas as causas e eventos cardiovasculares. Os pesquisadores acompanharam 4.512 adultos Escoceses durantes alguns anos e os resultados foram surpreendentes.
Os autores verificaram que quanto maior o tempo de TV, menor era o tempo que as pessoas faziam atividade física. Quanto mais as pessoas ficavam realizando atividades sedentárias como assistir TV e computador, maior era a ocorrência de mortalidade.
O risco de mortalidade das pessoas por todas as causas aumentava 48% naquelas que tinham mais de 4 horas em comportamentos sedentários. O risco de doenças cardiovasculares aumentou para os adultos que ficavam no mínimo 2 horas com comportamento sedentário. Mais que duas horas por dia de TV e computador tinha risco aumentado de eventos cardiovasculares. O resultado mais interessante da pesquisa foi quando os pesquisadores incluíram a atividade física na análise, e os resultados mostraram pouca diferença.
A relação encontrada nesse estudo entre tempo sentado, mortalidade por todas as causas e eventos cardiovasculares foi independente da prática da atividade física. Os pesquisadores apóiam a idéia de que seja feita uma diretriz de comportamentos sedentários em recomendação de saúde pública para a prevenção de doenças cardiovasculares, isso porque o maior problema não é a prática de atividade física e sim o tempo de comportamento sedentário.
Fonte: Stamatakis E, Hamer M, Dunstan D. Journal of the American College of Cardiology. 3(57):292-299, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário