Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
Possui graduação em Educação Física e especialização em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - É instrutor do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (CELAFISCS). Mestre e aluno de doutorado da UNIFESP, além de membro colaborador do Centro de Atendimento e Apoio ao Adolescente (CAAA) Departamento de Pediatria da UNIFESP. Link para o currículo lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/8630482126111425

quinta-feira, 2 de junho de 2011

VINHO TINTO E EXERCÍCIO FÍSICO AJUDAM O SISTEMA CARDIOVASCULAR ?


A prática de exercício físico é eficiente no tratamento e na prevenção da hipertensão, associada a melhora do perfil lipídico e da contração cardíaca. O consumo moderado e regular de bebidas alcoólicas, como vinho tinto, desempenha efeito cardiovascular protetor. Há poucas evidências sobre consumo de vinho tinto associado aos exercício físico e as influências no sistema cardiovascular.
Uma pesquisa liderada por Soares Filho e outros pesquisadores realizaram uma pesquisa com o objetivo de investigar o efeito da interação entre exercício físico e o consumo de vinho tinto na pressão arterial, HDL (lipoproteína de alta densidade), desempenho físico e fração de ejeção do ventrículo esquerdo de ratos hipertensos. Os autores analisaram 4 grupos: 1-vinho tinto e exercício; 2-vinho tinto; 3-exercício físico; 4-controle. Durante 10 semanas, os animais faziam exercício físico aeróbico numa freqüência de 5 vezes por semana. O consumo de vinho tinto foi proporcional ao recomendado para adultos (1-2 doses/dia).
Os autores do trabalho verificaram uma diminuição da pressão arterial nos grupos intervenção comparado ao controle. Ao final do protocolo, o grupo exercício físico e vinho tinto apresentou a maior redução. Os níveis de HDL também foram melhores no grupo exercício físico e vinho tinto.
Esses achados evidenciam que a manutenção de bons hábitos como boa alimentação, atividade física associado a um bom vinho tinto podem exercer efeitos adicionais e favoráveis à nossa saúde cardiovascular. Contudo, é sempre bom lembrar que a quantidade de ingestão de vinho não deve ultrapassar duas taças para os homens e uma para mulheres.
Fonte: Soares Filho PR; Castro I; Stahlschmidt A. Efeito do Vinho Tinto Associado ao Exercício Físico no Sistema Cardiovascular de Ratos Espontaneamente Hipertensos. Arq Bras Cardiol 2011;96(4):277-283.

Nenhum comentário:

Postar um comentário