Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
Possui graduação em Educação Física e especialização em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - É instrutor do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (CELAFISCS). Mestre e aluno de doutorado da UNIFESP, além de membro colaborador do Centro de Atendimento e Apoio ao Adolescente (CAAA) Departamento de Pediatria da UNIFESP. Link para o currículo lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/8630482126111425

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

NOVA RECOMENDAÇÃO DE EXERCÍCIOS PARA ADULTOS !!!

O American College of Sports Medicine (ACSM) acaba de lançar o Novo Posicionamento de Exercícios para Adultos. O documenro foi publicado  em uma das revistas com maior impacto na área de exercício físico. O objetivo do Posicionamento fornecer orientação aos profissionais que aconselham e prescrevem exercícios individualizados para adultos aparentemente saudáveis de todas as idades. A recomendação também pode ser aplicada a adultos com determinadas doenças crônicas ou deficiências desde que aconselhado por um profissional de saúde. Este documento substitui o Posicionamente de 1998 feito pelo prórpio ACSM. 
O ACSM resomenda que os adultos devem realizar treinamento cardiorrespiratório em pelo menos 30 min/dia em 5x/sem com intensidade de moderada a vigorosa resultando num total de pelo menos 150 min/sem, ou também 3 x/sem de atividade física intensa totalizando 75 min/sem. Adultos também devem realizar exercícios de força para cada um dos grupos musculares e exercícios que envolvam equilíbrio, agilidade e coordenação.
Para a manutenção da amplitude dos movimentos é crucial a realização de treino de flexibilidade para as principais articulações por pelo menos 60 segundos por articulação em pelo menos 2 x/sem. É extremamente importante deixar claro que o programa de exercícios deve ser modificado de acordo com cada indivíduo, considerando a atividade física habitual, função física, estado de saúde, as respostas de exercícios e metas estabelecidas.
Adultos que são incapazes ou não querem cumprir as metas de exercício o ACSM deixa claro que esses podem se beneficiar se engajando em quantidades de exercício menor que o recomenadao. Além de se exercitar regularmente, há benefícios para a saúde em simultâneo reduzindo o tempo total de atividades sedentárias.

Fonte: Garber CE, et al. Quantity and quality of exercise for developing and maintaining cardiorespiratory, musculoskeletal, and neuromomotor fitness in apparently healthy adults: Guidance for prescribing exercise. Medicine & Science in Sports & Exercise. 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário