Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
Possui graduação em Educação Física e especialização em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - É instrutor do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (CELAFISCS). Mestre e aluno de doutorado da UNIFESP, além de membro colaborador do Centro de Atendimento e Apoio ao Adolescente (CAAA) Departamento de Pediatria da UNIFESP. Link para o currículo lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/8630482126111425

terça-feira, 8 de novembro de 2011

ATIVIDADE FÍSICA MELHORA A FUNÇÃO RENAL?

A principal função dos rins é remover resíduos líquidos e nitrogenados. Atualmente, cerca de 17% dos adultos tem doença renal crônica. Modificações do estilo de vida, incluindo a atividade física têm provado ser eficaz na prevenção de doenças crônicas. Um estudo publicado na ótima Medicine and Science in Sports and Exercise em 2011, comandado pelo pesquisador Hawkins tentou determinar a associação entre a atividade física (leve, moderada a vigorosa e total) e comportamento sedentário com a função renal crônica.
Esse estudo foi desenvolvido pelo NHANES dos EUA. Os sujeitos responderam questionários e utilizaram acelerômetros para avaliar a atividade física. A função renal foi avaliada mediante exames físicos que recolheram amostras de laboratório.
Os autores concluíram que a atividade física (leve e total) está associada com a função renal. Indivíduos que acumularam 1 hora ou mais de atividade física tinham entre 3 e 6% maiores taxas glomerular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário