Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
Possui graduação em Educação Física e especialização em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - É instrutor do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (CELAFISCS). Mestre e aluno de doutorado da UNIFESP, além de membro colaborador do Centro de Atendimento e Apoio ao Adolescente (CAAA) Departamento de Pediatria da UNIFESP. Link para o currículo lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/8630482126111425

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

VOCÊ SABE O QUE É SARCOPENIA ?

À medida que envelhecemos, além do aparecimento ou agravamento de certas doenças, outra preocupação se torna cada vez mais comum são as quedas e suas respectivas complicações. Mas por que o risco de cair aumenta com o passar dos anos? Uma das causas é a sarcopenia, um problema que indica a perda da massa muscular e que tem um impacto significante na saúde.
O pico da força muscular no ser humano é atingido entre os 20 e 30 anos de idade. Após este período tem início uma redução gradual e progressiva, tornando-se perceptível a partir dos 60 anos. Indivíduos saudáveis entre 70 e 80 anos tem perda de 20% a 40% da sua força física.
As quedas e as perdas funcionais são os maiores problemas associados à Sarcopenia. Estudos mostram que ocorre uma queda na força entre 24% e 50% nos idosos. Tal cenário se reflete, no dia a dia, em perda de capacidade de locomoção, aumento na incidência de quedas e perda de independência, quando um simples ato de subir escadas ou ir até a padaria, por exemplo, se tornam sacrifícios para o idoso.
Para minimizar a perda de massa muscular, profissionais da área da saúde têm dado crescente ênfase aos exercícios de fortalecimento dos músculos, também conhecidos como exercícios resistidos. As características gerais dos programas de treinamento de força para idosos são: escolha dos exercícios, sequência, número de repetições, intervalo, intensidade e volume do treino.
O treinamento de resistência ajuda no ganho de força muscular, na hipertrofia muscular e no aumento de massa magra, além de melhorar o equilíbrio físico e a capacidade funcional. A atividade física regular controlada resulta em melhora na capacidade funcional de pessoas na terceira idade, auxiliando também na redução da perda de massa e na força muscular, retardando, portanto, a progressão da sarcopenia e fazendo com que os idosos se tornem mais independentes em seu cotidiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário