Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
Possui graduação em Educação Física e especialização em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - É instrutor do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (CELAFISCS). Mestre e aluno de doutorado da UNIFESP, além de membro colaborador do Centro de Atendimento e Apoio ao Adolescente (CAAA) Departamento de Pediatria da UNIFESP. Link para o currículo lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/8630482126111425

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

MARTA É ELEITA A MELHOR JOGADORA DE FUTEBOL DO MUNDO PELA QUINTA VEZ CONSECUTIVA

Com 24 anos de idade e 10 de carreira, Marta atingiu o topo do futebol mundial pela quinta vez consecutiva. A camisa 10 da Seleção Brasileira superou as alemãs Fatmire Bajramaj e Birgit Prinz e ficou com o prêmio de melhor jogadora do planeta de 2010, em cerimônia realizada em Zurique, na Suíça, nesta segunda-feira.

"Alguém me disse que eu tinha de chorar e estou eu aqui chorando de novo. Este foi um ano especial pelo êxito que tive em várias equipes. Ser também eleita embaixadora da ONU foi uma grande honra e quero agradecer, primeiramente a minha família, às minhas companheiras do FC Gold Pride, da Seleção Brasileira e do Santos e às pessoas que trabalham comigo", afirmou Marta, a maior vencedora da história dos prêmios da FIFA, ao receber o troféu.

Nas 10 edições do prêmio, a alagoana de Dois Riachos, esteve presente em sete - além das cinco ocasiões em que ficou com o primeiro lugar (de 2006 a 2010), ela ainda tem um segundo em 2005 e um terceiro no ano de 2004. Mesmo com tanta experiência na premiação da FIFA, que pela primeira vez aconteceu em conjunto com a Revista France Football, a rainha do futebol não conseguiu segurar o nervosismo.

"Quero agradecer a Deus por tudo que acontece na minha vida. Primeiro coletivamente e depois individualmente", acrescentou emocionada a meia atacante brasileira, sendo muito aplaudida pelo público presente em Zurique.

Carreira meteórica - Marta começou a carreira no Vasco, em 2000, aos 14 anos de idade. Após dois anos no Rio de Janeiro, foi para o Santa Cruz, do Recife, onde ficou mais duas temporadas. Na sequência, foi para o Umea, da Suécia, clube que atuou de 2004 a 2009, apareceu para o futebol internacional e conquistou duas Copas da UEFA e três campeonatos nacionais.

Em 2010, a brasileira fez parte do elenco do Los Angeles Sol (EUA), teve breve passagem pelo Santos e voltou aos Estados Unidos, para ser campeã pelo FC Gold Pride. Pela seleção, foi artilheira do Sul-Americano conquistado pelo Brasil, que garantiu vaga para a Copa do Mundo deste ano na Alemanha e para os Jogos Olímpicos da Inglaterra em 2012. "Os meus maiores sonhos na carreira são os títulos da Copa e dos Jogos Olímpicos", contou Marta, que já marcou 63 gols em 60 partidas pela seleção e foi vice-campeã mundial em 2007 e olímpica em 2008.

2 comentários:

  1. FÃ pra vida inteira ;...
    vc ser igual a vc..

    ResponderExcluir
  2. Marta se vc tiver msn e orkut min dá por favor para min contar a minha história..

    ResponderExcluir