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São Paulo, São Paulo, Brazil
Possui graduação em Educação Física e especialização em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - É instrutor do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (CELAFISCS). Mestre e aluno de doutorado da UNIFESP, além de membro colaborador do Centro de Atendimento e Apoio ao Adolescente (CAAA) Departamento de Pediatria da UNIFESP. Link para o currículo lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/8630482126111425

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

UNIFESP É A MELHOR UNIVERSIDADE DO PAÍS

A Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) é, pela terceira vez consecutiva, a melhor universidade federal do país, segundo o Índice Geral de Cursos das Instituições de Ensino Superior do País (IGC), divulgado nesta quinta-feira (13/1), pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), autarquia responsável pelo levantamento. Apenas 25 instituições de ensino superior obtiveram nota 05 (máxima) no ranking: 14 são públicas e, as demais, privadas.
No Estado de São Paulo, a Unifesp foi a única instituição que conquistou a nota máxima, 05, e desempenho contínuo de 440 pontos, no ranking das universidades federais. Este é o terceiro ano em que o índice avalia a qualidade das instituições de ensino superior público federal e privado do país. O resultado é composto por avaliações dos cursos de graduações e de pós-graduações das instituições. As notas referem-se ao IGC 2009.
Para o reitor da Unifesp, Walter Manna Albertoni, a nota máxima do IGC comprova a qualidade dos cursos da Universidade: “Estamos muito orgulhosos. Somos uma universidade em expansão que consegue, apesar de todos os problemas, manter a qualidade do ensino.” O reitor enfatizou que “esse resultado é reflexo do esforço profissional de nosso corpo docente, com professores altamente qualificados, dos nossos alunos bem selecionados e do empenho dos servidores técnicos administrativos".
O projeto de expansão das universidades federais, iniciado em 2005 com a criação do campus Baixada Santista, fez com que a Unifesp saltasse de um para cinco campi e de cinco para 28 cursos. Para o reitor Albertoni, “um resultado tão positivo, que inclui não somente os cursos de graduação mas também os de pós-graduação, só reforça que estamos no caminho certo na nossa expansão e que temos uma forte vocação para sermos uma universidade plena”.
Com os novos campi, a instituição deixou de atuar exclusivamente no campo da saúde, inaugurando cursos nas áreas de Humanas (Guarulhos), Biológicas (Santos e Diadema), Exatas (São José dos Campos). O novo campus Osasco, com início das aulas previsto para o primeiro semestre de 2011, será voltado para a área de Negócios. No Vestibular 2011, a instituição oferece 2.669 vagas em 33 cursos de Graduação.
A Unifesp conta com 6.442 alunos matriculados nos cursos de Graduação, 2.700 em 50 programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado, Mestrado Acadêmico e Mestrado Profissionalizante) e 6.296 na Pós Graduação Lato Sensu (Especialização e Aperfeiçoamento,). A Universidade conta com 1.163 professores, dos quais 95% têm título de doutor, percentual que marca a qualidade de ensino oferecida pela Instituição. Além disso, a instituição conta com 800 alunos no maior programa de residência médica do Brasil.
O que é o IGC? O IGC é um indicador de qualidade de instituições de educação superior que considera, em sua composição, a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado). Para a graduação, é utilizada a média do CPC (Conceitos Preliminares de Curso) da instituição. Já para a pós-graduação, utiliza-se a nota Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). O resultado final é dado em valores contínuos (de 0 a 500) e em faixas (de 01 a 05).
Para o cálculo do índice, são computados os resultados do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) dos últimos três anos (no caso do IGC 2009, foram considerados os cursos avaliados pelo Enade em 2009, 2008 e 2007); a avaliação do corpo docente, infraestrura, projetos pedagógicos e os conceitos atribuídos aos cursos de pós-graduação pela Capes (Coordenação de Pessoal de Nível Superior).

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