Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
Possui graduação em Educação Física e especialização em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - É instrutor do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (CELAFISCS). Mestre e aluno de doutorado da UNIFESP, além de membro colaborador do Centro de Atendimento e Apoio ao Adolescente (CAAA) Departamento de Pediatria da UNIFESP. Link para o currículo lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/8630482126111425

segunda-feira, 14 de março de 2011

ATIVIDADE FÍSICA FAZ BEM PARA OS JOELHOS ?

Diversos estudos têm demonstrado resultados conflitantes sobre os efeitos das atividades físicas na articulação dos joelhos. Afinal de contas, as atividades físicas são benéficas ou maléficas para os joelhos? Obviamente que você pode responder: depende do volume, intensidade e tipo de atividade física que é praticada. 
Uma recente revisão de estudos divulgada pelo American College of Sports Medicine fornece fortes evidências de que a atividade física é, de fato, boa para os joelhos.
A revisão realizada pela Dra. Donna Urquhart avaliou os efeitos da atividade física sobre partes individuais do joelho. "Vários estudos já examinaram o impacto das atividades físicas sobre os joelhos como um todo, mas nenhum deles analisou os efeitos das atividades físicas sobre partes individuais dos joelhos. A atividade física afeta cada parte do joelho de uma forma diferente, o que ajuda a explicar os resultados conflitantes dos inúmeros estudos sobre o assunto", disse a Dra. Urquhart, médica da Universidade Monash, na Austrália.
Segundo a revisão, que incluiu dados de 28 estudos, com um total 9.737 participantes de todo o mundo, não encontrou uma relação direta entre atividade física e o desenvolvimento de artrose do joelho, uma doença degenerativa que afeta a cartilagem das articulações.Os estudos avaliaram a progressão da artrose em indivíduos saudáveis, inclusive utilizando imagens de ressonância magnética dos joelhos.

Referência: Urquhart DM. et al. What is the effect of physical activity on the knee joint? A systematic review. Med Sci Sports Exerc. 2011;43(3):432-42

Nenhum comentário:

Postar um comentário